Geração e descarte de resíduos em tempo de pandemia

De acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o aumento de geração de resíduos sólidos durante a pandemia de covid 19  poderá ser entre 15 a 25%, isso devido ao isolamento social, onde as pessoas estão passando mais tempo em casa. Há um fator importante nessa geração que deverá ser tratado com muito cuidado principalmente na hora do seu descarte que são as máscara descartáveis, pois com a obrigatoriedade no uso das mesmas por toda a população,  o volume está sendo muito  maior do que todos os tempos. Esse momento é de suma importância que cada um repense em seu hábitos de consumo , e quando for adquirir um produto pense e repense se realmente é um item necessário.

É preciso que as pessoas continuem separando seus resíduos, pois com o possível  aumento na geração dos mesmo, temos que manter a vida útil do aterro sanitário, algumas atitudes simples podem ser tomadas por cada um, como por exemplo:

  • Enviar para o aterro somente aquilo que realmente não possa ter nenhuma utilidade.
  • Procure comprar o necessário, dê preferencia a produtos que as embalagens sejam retornáveis ou recicláveis

Falando em um item que o uso está em alta no momento, segue alguma s instruções quanto ao  descarte  de máscaras.

  • Embalar as máscaras em dois ou mais sacos plásticos colocar no lixo de banheiro e descartar no lixo comum;
  • Nunca descarte essas mascaras em coleta seletiva, evitando assim uma possível contaminação dos catadores de reciclados.

Esse momento é importante que cada um faça sua parte, tendo atitudes sustentáveis em relação a geração e disposição final de nossos resíduos. Se tivermos pequenos hábitos citados acima, estaremos diminuindo significativamente a geração de resíduos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*