O ECOTRES promove a recuperação do bioma Mata Atlântica

O ECOTRES ocupa uma área total de 60,5 hectares, com grande parte de vegetação pertencente ao bioma Mata Atlântica. Há, também, a presença de áreas de pastagem, em que a interferência humana foi expressiva.

O consórcio minimiza ao máximo as interferências na fauna e flora nativa existente. Porém, para fins de funcionamento do ECOTRES e destinação final de resíduos sólidos, foi necessária a supressão de uma área de 26,47 hectares de seu território, dos quais 12,06 ha são de Mata Atlântica. Como forma de mitigação dos danos ambientais causados pela supressão de vegetação, o ECOTRES implementa ações de recuperação e compensação de flora através do PTRF (Projeto Técnico de Reconstituição da Flora).

 

 

A área de compensação estabelecida pelo ECOTRES é superior ao mínimo exigido pela legislação federal: o consórcio realiza a compensação em 27,66 ha através do plantio de 21 espécies nativas como o ipê-rosa, a aroeira-branca e o jacarandá-mimoso. São espécies que, além de promover a recuperação da área impactada, resgatam a beleza natural e atraem a fauna nativa da região.

Além das medidas de compensação, o ECOTRES possui em seu território uma reserva legal de 12,93 ha. Essa área tem  como função auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

Com importantes medidas de manutenção e recuperação da flora nativa, o ECOTRES reafirma sua responsabilidade ambiental, que vai além da destinação correta dos resíduos sólidos urbanos recebidos diariamente no aterro sanitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*