Iniciada a operação do aterro sanitário regional em Lafaiete

Entrou em operação na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto o aterro sanitário regional, viabilizado por meio do Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos) do qual fazem parte as prefeituras de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. O aterro construído na localidade de Alto da Varginha, próximo a MG 129, em Conselheiro Lafaiete entrou em operação um dia antes do prazo estipulado pelo Governo Federal para o encerramento dos lixões no país, que termina neste sábado, dia 02/08.

Por volta das 10h, houve a pesagem do primeiro caminhão contendo resíduos de Conselheiro Lafaiete. Após a pesagem o veículo passou para o local de operação, onde foram depositados os resíduos para o início dos trabalhos de tratamento do lixo. Em seguida ocorreu uma nova pesagem do caminhão, desta vez vazio, quando foi gerado um ticket para controle de entrada e saída de veículos no aterro. Para a realização deste trabalho foram cadastrados todos os caminhões que vão transportar o lixo para o aterro sanitário.

De acordo com o gerente do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Anderson Luiz Pereira, a empresa Ecovia responsável pela operação no aterro sanitário vai atuar no local dia e noite para atender os três municípios consorciados. Segundo ele, o aterro tem capacidade para o processamento do lixo de até 170 toneladas por dia. Atualmente Lafaiete produz em média 100 toneladas de resíduos/dia.

Anderson informou ainda que o município trabalha para a implantação da coleta seletiva de resíduos seco e úmido, que terá início em bairros menores e ampliando futuramente para toda a cidade. Para a realização deste trabalho a prefeitura está construindo um Centro Municipal de Reciclagem (CMR), no bairro Lima Dimas em parceria com a ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental) e Ministério Público. O local vai abrigar três associações de catadores de matérias recicláveis, que acolhe aproximadamente 75 pessoas que atuavam no lixão com a catação de resíduos.

Para o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto o funcionamento do aterro sanitário é motivo de comemoração, tendo em vista que os três municípios consorciados são uns dos poucos do país que se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo Dr. Ivar o principal benefício é o encerramento das atividades no lixão, no bairro Lima Dias II. “O aterro sanitário está funcionando e ao mesmo tempo zelamos pelo meio ambiente trazendo mais qualidade de vida para a população. Estamos felizes por esta conquista”, frisou o prefeito.

Fonte: http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/iniciada-a-operacao-do-aterro-sanitario-regional-em-lafaiete/

 

Post Anterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*