17 de Junho, Dia Mundial de combate à desertificação

A desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva, onde o mesmo têm uma perda rápida de nutrientes, formando uma paisagem  correspondente à dos desertos. Este fenômeno atinge, de forma grave, cerca de 10% da região semi-árida brasileira, o que representa um total de nove estados nordestinos e o norte de Minas Gerais, que sofrem com a seca e a estiagem.

Contudo, lugares onde há incidência de queima também pode lastrar a desertificação, que trás como consequência fatores naturais, sociais e econômicos, tais como: redução e escassez total de recursos hídricos; perda de áreas agricultáveis, rendendo prejuízos aos seus proprietários; salinização e alcalinização dos solos; aumento dos índices de erosão; eliminação da cobertura vegetal;  entre outros problemas.

O ECOTRES trabalha juntamente com a ECOVIA em vista de prevenção de queima em todo o entorno do Aterro Sanitário, através de precauções e treinamento de brigada de incêndio aos seus colaboradores. Nós, apoiamos o combate a desertificação, trabalhamos em prol de um meio ambiente equilibrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*