ECOTRES REALIZA INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E BUSCA NOVAS ALTERNATIVAS PARA A DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Nos dias 18 e 19 de julho de 2019, representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos – ECOTRES, estiveram no município de Boa Esperança/MG para conhecer as instalações da primeira Usina Termoquímica para destinação de resíduos sólidos urbanos do país e para partilhar os desafios e experiências da formação do Consórcio e demonstrar a forma de apoio dada às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis dos Municípios consorciados, bem como na implantação da Coleta Seletiva. Também estiveram presentes para uma conversa sobre as conquistas de Associações o Vice-Prefeito do Município de  Ouro Branco, Sr. Celso Vaz,  bem como integrantes do setor de Meio Ambiente e o presidente da ASCOB – Associação de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco, Sr. José Lauro, o qual falou dos 17 anos vividos no lixão de Ouro Branco e o que o motivou a se unir a associação e lutar pelos seus ideais de forma mais digna e segura.

A proposta de projeto com a utilização da usina termoquímica para a destinação de resíduos sólidos urbanos prevê a potencialização na geração de gases pelos resíduos podendo utilizar o gás para a geração de energia. Este projeto transformará o rejeito em matéria prima para a geração de energia e de acordo com a gestora ambiental do projeto, Ana Raquel, o rejeito será reduzido a cinza com potencial fertilizante. A Prefeitura de Boa Esperança está buscando meios para que os catadores do lixão, que ainda se encontra ativo, não fiquem sem renda após o encerramento deste com o início das atividades da Usina Termoquímica.

No início do mês de julho, uma comissão formada por representantes da prefeitura de Boa Esperança estiveram no escritório do ECOTRES em busca de informações para os primeiros passos de organização de uma associação para triagem dos resíduos recicláveis visto que os municípios formadores do Consórcio – Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas – possuem bons exemplos de associações que vem conquistando seu espaço ao longo dos anos com muita dedicação e trabalho.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*