Chefe do Departamento Administrativo e Financeiro: Danielle dos Santos Ribeiro Correa
Subordina-se à Secretaria Executiva
Compete ao Departamento Administrativo e Financeiro:
I – elaborar, consolidar e adequar a Proposta Orçamentária Anual e o Plano Quadrienal do ECOTRES;
II – gerar e consolidar relatórios gerenciais sobre o processo orçamentário do ECOTRES;
III – analisar setorialmente a programação orçamentária dos órgãos e entidades do ECOTRES;
IV – acompanhar e monitorar a aplicação das normas de responsabilidade fiscal e funcional do orçamento;
V – gerenciar os sistemas de informações orçamentárias e financeiras do ECOTRES;
VI – implementar e acompanhar projetos e atividades voltados para o desenvolvimento, normatização e padronização do sistema de informações orçamentárias e financeiras do ECOTRES;
VII – elaborar planilhas demonstrativas da execução orçamentária e financeira do ECOTRES;
VIII – coordenar e gerenciar as atividades de suprimentos do ECOTRES, criando políticas, normas e procedimentos;
IX – promover licitações para compra de materiais, contratação de serviços e realização de obras, bem como registro de preços;
X – otimizar e implantar o sistema de administração de materiais, com todos os seus módulos e funções;
XI – implantar ferramentas e sistemas de controle e de informação para a administração de bens e serviços;
XII – realizar a gestão do patrimônio do ECOTRES;
XIII – coordenar e controlar a execução das atividades de almoxarifado e de controle físico e financeiro dos estoques de material;
XIV – receber as requisições de compra, devidamente autorizadas e abrir os respectivos processos de compras e ou contratação de serviços;
XV – gerenciar o aprimoramento dos procedimentos e processos relativos à gestão das despesas com pessoal;
XVI – prestar informações referentes à despesa com pessoal, aos órgãos superiores;
XVII – atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e de controle Interno;
XVIII – coordenar e preparar o pagamento mensal, apurando a freqüência do pessoal;
XIX – promover a expedição de atos administrativos referentes a recursos humanos e oferecer subsídios às áreas interessadas;
XX – efetuar a contabilização financeira, patrimonial e orçamentária do ECOTRES, nos termos da legislação em vigor;
XXI – responsabilizar-se pela contabilização de recursos próprios ou repassados ao ECOTRES, encarregando-se, através de balanços anuais, da prestação de contas;
XXII – fiscalizar a liberação dos recursos orçamentários do ECOTRES;
XXIII – efetuar a tomada de contas de depositários financeiros e de responsáveis pela guarda de bens do ECOTRES;
XXIV – fiscalizar e controlar a execução orçamentária;
XXV – conferir as contas analíticas e sintéticas do “Razão” para conclusão do exercício financeiro e fazer ajustes necessários;
XXVI – tomar as providências atinentes à liquidação da despesa do ECOTRES;
XXVII – emitir notas de pagamento de despesas orçamentárias;
XXVIII – manter o registro de emissão de ordem de pagamento com recursos orçamentários;
XXIX – promover registros contábeis do sistema orçamentário referentes aos empenhos;
XXX – acompanhar os relatórios de controle financeiros dos programas e projetos, e sobres estes assegurar alocação de recursos para sua efetividade;
XXXI – controlar, orientar e acompanhar pedidos de desembolso e prestação de contas;
XXXII – executar outras atividades correlatas.